Notícias

Seminário celebra Ano Internacional da Agricultura Familiar e os 10 anos do PAA

Pequenos agricultores brasileiros e de outros países trocaram experiências durante o evento

Brasília, 5 de fevereiro de 2014 – Um dia dedicado a celebrar os avanços da agricultura familira no aperfeiçoamento e oferta de suas produções. Assim foi marcado o Seminário Internacional PAA + Aquisição de Alimentos no Ano Internacional da Agricultura Familiar realizado em Brasília.

Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem como principal objetivo garantir mercado para os milhares de pequenos produtores rurais do Brasil. Por meio de convênios com associações, prefeituras e outros, os produtos fabricados por agricultores familiares é vendido, garantindo renda e melhores condições. Os alimentos saudáveis são consumidos em escolas públicas e em outros espaços.

“O PAA foi criado dentro de um espírito invador com uma meta ousada para superar a fome que existia no nosso país. Hoje conseguimos superar a fome, agora nossa meta é acabar com a miséria e o PAA pode ajudar muito”, ressaltou a ministra do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello. Segundo ela, para os próximos anos o desafio do Programa é qualificar a oferta com a compra de produtos orgânicos e agroecológicos. 


Inspiração internacional

Por meio de um video veículado durante um painel, o diretor-geral do Fundo das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO), José Graziano informou que as políticas públicas brasileiras que visam o combate a fome, têm se destacada em âmbito internacional. “O Brasil é referência mundial no combate à fome e à miséria. E o país não tem se negado à responsabilidade de compartilhar seu conhecimento”, ressaltou.

O modelo brasileiro de compra de produtos da agricultura familiar vem sendo copiado em países da América Latina e também no continente africano. Representantes dessas nações participaram do evento para trocar experiências e trazer resultados dos programas em seus países.  Na África por exemplo, mais de cinco mil agricultoress, 125 mil estudantes e 434 escolas são beneficiadas pelo PAA África.

“O modelo brasileiro tem demonstrando bastante eficácia em outros países. Esperamos que essas inciativas contribuam de forma exemplar no combate à fome que ainda atinge 842 milhões de pessoas em todo o mundo. E o Ano Internacional da Agricultura Familiar foi escolhido pela ONU dentro dessa perspectiva, já que é um setor responsável por mais de 70% do que se é consumido diariamente”, afirmou o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic presente ao evento.


imprimir  home

© FAO, 2009

Eixo Monumental via S-1 Campus do INMET - Setor Sudoeste - Brasília, DF CEP: 70680-900 - Caixa Postal: 00242
Tel.: + 55.61.3038-2299 Fax: +55.61.3343-2543